Tuesday, August 30, 2005

Abel Salazar, por Carlos Vieira Reis

Em 1934, Luís Neves Real é expulso da Universidade, ainda quando estudante, por ter protestado em abaixo-assinado, juntamente com outros estudantes, contra a perseguição movida a Abel Salazar.
Abel Salazar é expulso do ensino em 13 de Maio de 1935. O pretexto usado contra Abel Salazar, professor catedrático de Histologia da Faculdade de Medicina do Porto, é o de «influência deletéria da sua acção pedagógica-didáctica sobre a mocidade universitária». É-lhe recusada a autorização de sair do país e mesmo de frequentar a biblioteca da sua Faculdade.
Em 1946, morre Abel Salazar e o seu funeral transforma-se numa manifestação democrática nacional.
Ruy Luís Gomes, grande amigo seu, é co-fundador da Casa-Museu Abel Salazar, de Artes Plásticas, situada no Porto, também em 1946.
Ruy Luís Gomes foi preso em 1 de Janeiro de 1947, na sequência dos acontecimentos ligados ao funeral de Abel Salazar. Foi levado a tribunal de polícia, no dia seguinte, mas o julgamento não chegou a realizar-se e foi posto em liberdade.
Em 1975, Ruy Luís Gomes é co-fundador do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar tendo sido Presidente da sua Comissão Instaladora.