Friday, May 05, 2006

Abel Salazar - 96 cartas a Celestino da Costa

Já à venda!
Organização, introdução e notas de António Coimbra
Abel Salazar não foi apenas o estudioso das células que introduziu um novo método para as corar – o método tanoférrico – e descobriu um importante componente das mesmas: o Para-Golgi. Foi também um entusiasta filósofo neopositivista, ardente seguidor da Escola de Viena, com uma vasta bibliografia publicada que deu origem a polémicas famosas com António Sérgio e outros. Finalmente, criou extensa obra artística em pintura, escultura e cobre martelado, com especial significado na expressão existencial da mulher trabalhadora.
Ainda que dirigidas a outro notável microscopista, Celestino da Costa, estas cartas possuem um interesse que não é meramente científico. Elas revelam toda a dolorosa vivência quotidiana dum pensador e artista encerrado num meio difícil e numa época ingrata.
São um depoimento autobiográfico único que nos ajuda, também, a compreender porque foi perseguido politicamente: não por ser político, mas por desenvolver uma intensa irradiação intelectual sobre o meio académico e a sociedade portuguesa do seu tempo. [ANTÓNIO COIMBRA]
Ver: