Friday, December 09, 2005

Nuno Grande no "JN" de 5 de Dezembro: "Uma grata homenagem"


Uma grata homenagem
por Nuno Grande - médico e professor universitário
Hoje será homenageada a memória do professor Ruy Luís Gomes que nasceu há 100 anos.
É uma homenagem a uma personalidade que se caracterizou por uma existência permanentemente posta ao serviço da liberdade, da verdade e da solidariedade, o que lhe condicionou a vida pessoal e familiar violentadas pela intolerância e pela arbitrariedade do regime ditatorial que governou o nosso país durante quase meio século.
Tive o privilégio de ter sido colaborador do professor Ruy, na Comissão de Estudo e depois na Comissão Instaladora do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto e viver, assim, muito de perto, um quotidiano feito de desafios aos valores que o caracterizavam, no período agitado que se seguiu à instauração da democracia.
A forma como se confrontou com os oportunismos, as tentativas de vingança e as arbitrariedades que se desenhavam naquele período de início da vida democrática, traduziu um espírito superior, assente numa grande sabedoria, num irredutível respeito pela verdade e numa coerente atitude participativa na luta contra todas as formas de injustiça.
Tinha uma grande confiança, firme mas criteriosa, em todos que com ele colaborávamos, no sentido de projectar o prestígio da Universidade do Porto, de que foi reitor honorário até à morte. Testemunhei a sensibilidade com que dirigia as reuniões dos conselhos a que presidia, gerindo com eficiência as diferentes posturas, assumidas, por vezes, com um radicalismo excessivo.
Era um líder nato, pois sem qualquer tipo de subterfúgios, estabelecia as orientações que imprimiu à vida universitária e cívica naquele período.
Com ele e por causa dele, muitos dos universitários de língua portuguesa, que estavam radicados em outros países europeus e nos Estados Unidos, vieram colaborar com a Universidade e com o país.
É, por isso, que um grande sentimento de gratidão se exprime nesta homenagem à memória de um Homem que foi exemplo de cidadão, de universitário, de reitor e de amigo.
Nuno Grande escreve no JN, quinzenalmente, às segundas-feiras