Wednesday, October 19, 2005

Ruy Luís Gomes, o pai e o irmão - ambos António Luiz Gomes


Era, porém, evidente que, sem meios materiais, seria impossível dar realização a um programa tão ambicioso e foi precisamente com tal objectivo que um grupo de professores e antigos alunos da Faculdade de Ciências do Porto criou a "Dotação da Junta de Investigação Matemática" e fez distribuir uma circular que era uma apelo para recolha de fundos.
Todos nós sentíamos as dificuldades de uma tarefa deste tipo, quando surgiu logo Alguém, o Dr. António Luiz Gomes, que, entusiasmado com o nosso idealismo e com o alcance do projecto, se lançou apaixonadamente numa campanha de recolha dos necessários meios materiais. Dirigindo-se a amigos seus, conseguiu rapidamente o total, impressionante para a época, de 51.000 escudos. Foi na verdade, meu irmão, António Luiz Gomes "Homem do Diálogo, Da Solidariedade e Da Indulgência Partilhadas", no dizer de Fernando Namora, que tornou possível o nosso ambicioso projecto.
Ruy Luís Gomes: Tentativas feitas nos anos 40 para criar no Porto uma Escola de Matemática, Boletim da SPM nº6, de Outubro de 1983.
Esta manifestação de solidariedade de António Luiz Gomes não foi única. Ajudou muitos cientistas, e não só, em dificuldades. Ver, por exemplo, José Manuel Sarmento de Beires - uma carta da penitenciária e Cartas entre Guido Beck e cientistas portugueses, por Augusto J. S. Fitas e António A. P. Videira.