Wednesday, October 26, 2005

Ruy Luís Gomes e António Aniceto Monteiro


António Aniceto Monteiro (à direita) e «o maroto do Ruy»!

Esta fotografia foi tirada no denominado Barrio Universitario de la ciudad de Bahía Blanca. O Barrio Universitario é propriedade da Universidad Nacional del Sur. Ali viveu António Aniceto Monteiro, na casa número 12, desde 1957 até 1974. A fotografia está truncada. Ao lado de Ruy Luís Gomes aparecia uma menina, segunda filha do Prof. Luiz Monteiro (María Fernanda) que nasceu em 1965. Esta foto deve ter sido tirada entre 1967 e 1968. [Esta informação foi fornecida pelo Prof. Luiz Monteiro, filho de António Monteiro, a quem, obviamente, muito se agradece].

Esta fotografia foi tirada, seguramente, numa visita de Ruy Luís Gomes a Bahía Blanca, visto que, na data, ele já vivia no Brasil. Vem a propósito lembrar o que escreveu sobre o afecto que o ligava a Monteiro e à Argentina:

A convite do meu grande amigo António Monteiro, aceitei um contrato por seis meses para trabalhar no "Instituto de Matemática da Universidad Nacional del Sur", na Argentina, cidade de Bahía Blanca.
Mas foi tal o ambiente de carinho de que me rodearam, tanto os colegas como os alunos do último ano do Curso de Matemática, que aqueles seis meses iniciais se transformaram em quase quatro anos de uma convivência admirável.
(...)
Não quero concluir estas breves referências à minha passagem pela Argentina, sem recordar António Monteiro, a quem se deve a extraordinária obra de investigação e ensino realizada no Instituto de Matemática de Bahía Blanca, o seu discípulo A. Diego, e os meus alunos da primeira licenciatura em Matemática, como, por exemplo, Luisa e Susana Gastaminza, Diana Brignoli, Edgardo Stacco, Roberto Cignoli, Luisa J. Turrioz, Luiz Monteiro e outros.

Ruy Luís Gomes: Tentativas feitas nos anos 40 para criar no Porto uma Escola de Matemática, Boletim da SPM nº6, de Outubro de 1983, página 44.