Wednesday, August 17, 2005

Matemáticos entre a Argentina e o Brasil



























Fotos –
na primeira está António Aniceto Monteiro;
na segunda está Alfredo Pereira Gomes;
na terceira estão Fernando Cardoso, Ruy Luís Gomes e José Morgado;
na quarta estão Ruy Luís Gomes, Delfim Amorim, Zaluar Nunes e José Morgado.

Mapas –
clique nos mapas; o da Argentina precisa de ser aumentado, com a ajuda do botão que aparece, para se ver as localidades melhor.


Matemáticos entre a Argentina e o Brasil

Em 1945, António Aniceto Monteiro viu-se obrigado a sair de Portugal, porque lhe foi vedada a entrada na carreira académica, por razões políticas. Com recomendação de Albert Einstein, J. von Neumann e Guido Beck obtém uma cátedra de Análise Superior no Rio de Janeiro.

Em 28 de Fevereiro, António Aniceto Monteiro embarca para o Rio de Janeiro onde chega com um contrato por quatro anos, ao fim dos quais, o contrato não foi renovado por influência da Embaixada de Portugal.

Em Julho de 1946 realiza-se o doutoramento de Alfredo Pereira Gomes na Universidade do Porto, depois de ter sido orientado por António Aniceto Monteiro. Em Outubro do mesmo ano é afastado da Universidade, por decisão do Governo, alegadamente por “estar incurso no disposto do decreto-lei nº 25317”. Pouco depois vai para Paris onde ingressa no CNRS, sob o patrocínio de M. Fréchet e A. Denjoy, ficando em França até ao fim de 1952.

Em 18 de Junho de 1947, são demitidos pelo governo 26 professores universitários conhecidos pelas suas ideias democráticas. Entre eles estão Ruy Luís Gomes, Zaluar Nunes e José Morgado.

Em 1950, e vindo do Brasil, perseguido pelas autoridades portuguesas, chega à Argentina, António Aniceto Monteiro, contratado pela Universidad Nacional del Cuyo (sediada na cidade de San Juan, província de Mendoza).

No início de Fevereiro de 1953, chega à Universidade Federal de Pernambuco, Recife, o matemático Alfredo Pereira Gomes, convidado pelo Reitor da Universidade, para formar um Departamento de Matemática na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Em seguida, e a convite de Alfredo Pereira Gomes, vindo de Lisboa, chega Manuel Zaluar Nunes.

Em 6 de Janeiro de 1956 é criada a Universidad Nacional del Sur, Bahía Blanca, Argentina, e António Aniceto Monteiro é convidado a nela se incorporar. A Biblioteca do Instituto de Matemática leva actualmente o seu nome – Biblioteca António Monteiro.

Em 1958, Ruy Luís Gomes aceitou um convite de António Aniceto Monteiro para ir trabalhar para a Universidade de Bahía Blanca, Argentina.

Em 1960, José Morgado, vindo de Portugal, junta-se a Pereira Gomes e Zaluar Nunes, no Recife.

De 1962 a 1974, Ruy Luís Gomes é, por convite, professor contratado pela Universidade Federal de Pernambuco, “para ensinar no Curso de Matemática, preparar pessoal docente e fazer investigação científica no Instituto de Matemática”.

Alguns meses depois da chegada de Ruy Luís Gomes, Pereira Gomes, convidado, por J. Delsarte (com o apoio de H. Cartan, L. Schwartz, Lions, Malgrange, etc.), vai para a Universidade de Nancy, aí permanecendo até 1971. Regressa depois a Portugal.

Pouco depois do golpe militar de 1964, no Brasil, Zaluar Nunes, já muito doente, regressa a Portugal onde veio a falecer.

Com a Revolução de 25 de Abril de 1974, Ruy Luís Gomes e José Morgado regressam a Portugal.